Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Ajustando o foco

A Folha de São Paulo divulgou ontem (29.11) o resultado de uma pesquisa de opinião*. Pela primeira vez, desde 1996, a corrupção aparece como o maior problema para os brasileiros que se defrontaram com a seguinte questão: 
Qual é o maior problema do Brasil?


- Corrupção: 34%
- Saúde: 16%
- Desemprego: 10%
- Educação: 8%
- Violência/segurança: 8%
- Economia: 5%
Parece que estamos chegando lá! 
Antes, eram mencionadas a Saúde, Educação, Segurança como os maiores problemas do país. Agora mudou!
Finalmente, os cidadãos brasileiros estão se conscientizando de qual é a origem dos problemas do Brasil. Creio que dentro de mais algum tempo a maioria vai perceber que a corrupção é apenas consequência do Sistema de Governo implantado pelos Partidos Políticos, dominados pelos quadrilheiros tupiniquins e associados externos.
As investigações pacientes e criteriosas da Operação Lava Jato está revelando a todos, que o atual Sistema de Governo permite que os crimes sejam cometidos com facilidade pelos governantes. Quando descobertos, são abafados. Quando não são julgados e inocentados. Se entretanto são condenados, aí então faz-se uma lei para que o crime seja descriminalizado ou que tire o criminoso da prisão.

Como qualquer sistema de governo democrático, é necessário que a população esteja presente nas decisões legais e acompanhe a política, inclusive quanto a vontade do eleitor pelo voto nas eleições - sem fraudes - com a implantação do voto impresso. Caso contrário, os grupos de poder tomam conta dos recursos da Nação e usufruem a seu bel prazer, para se manterem no poder, enricar os chefões e apaniguados.

Só assim, o estagiário André Esteves, em quatro anos, vira sócio de um banco (BTG Pactual), comprado pelo banco na Suíça (UBS), que tem a conta de Romário no UBi. Para isso os bilhões do BNDES fluíram com facilidade até para empresa falida, levando o estagiário à presidência do banco. O UBi é o ramo do banco para investimentos que emitiu documento que nega existência da conta de Romário. Faz sentido. 
Nesse embalo, Luiz Cláudio, tratador de animais do zoológico, abre a empresa LFT Marketing Esportivo que, mesmo sem ter funcionário, faturou R$ 2,5 milhões em contrato de consultoria, colando textos obtidos de arquivos na Internet. 

Só com uma Reforma Política de fato, gerada a partir de propostas que estão entaladas na garganta de todos os brasileiros de bem, é que o país poderá ajustar o tamanho do Estado e os serviços públicos aos recursos disponíveis.
Ocorreu, nesses últimos anos, que os governantes se apoderaram dos recursos em benefício aos seus próprios interesses. E, para cobrir os rombos que se abriam a cada ano, aumentaram os impostos daqueles que pagam.

Conclusão: à medida que identificamos o agente gerador de problemas e o diferenciamos das consequências geradas por ele, deixamos de debater coisas periféricas e focamos no que é fundamental.
....................................................
* O Datafolha ouviu 3.541 pessoas em 185 municípios de todo o País. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário