Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Yes, temos futebol!

  Yes, nós temos futebol! Será que temos, mesmo? 
Construção do Complexo Esportivo Cultural da Fonte Nova  
Deveríamos ter, pois os investimentos dos governantes nesse esporte é bem maior que a soma empregada em todos os demais esportes.
No país da Copa e das Olimpíades, há mais de um ano, as obras na Arena Fonte Nova continuam inacabadas. 
Para "adequar" às regras da FIFA o antigo Complexo Desportivo Cultural da Fonte Nova (Estádio Otávio Mangabeira e Ginásio Antônio Balbino - Balbininho), o presidente Lula e o governador Jaques Wagner "optaram" por demolir todo o Complexo e erguer a atual Arena.
Vista com Ginásio à direita, Piscinas à esquerda
e Pistas de Atletismo em volta do campo.
Aparenta que as obras foram dadas como concluídas, embora estejam faltando: o Ginásio Coberto para vôlei, futsal, basquete, handebol, patins, aparelhos de ginástica, tênis de mesa; as pistas de atletismo e suas modalidades como dardo, disco, peso, saltos, arco; a Piscina Olímpica, plataforma de saltos ornamentais e demais instalações necessárias ao uso e prática da maioria dos esporte olímpicos. 
Apenas o futebol foi considerado. 
E no lugar do Ginásio, Piscina Olímpica e Pistas de Atletismo foram construídos 
Arena da Fonte Nova, sem Ginásio, Pistas nem Piscinas
estacionamentos. Muitas áreas de estacionamento exploradas pelos amigos da hora. Resumindo: a construtora recebeu sem construir o indicado no projeto. Em contrapartida, "doou" rentáveis estacionamentos aos donos das concessões. Os mesmos!
E não se fala mais nisso! 
"Atalho" mais longo, entre avenidas existentes.
"Pense em um absurdo, a Bahia tem precedente."
(Otávio Mangabeira)

Os órgãos desportistas e de fiscalização, o Ministério Público
e os meios de comunicação calam ante esse absurdo cometido por Lula, Jaques Wagner e Dilma. 

E os absurdos continuam na construção de um "atalho" que ligará a Av. Paralela ao Estádio do Barradão, pertencente ao Esporte Clube Vitória. (Vide croquis no jornal A TARDE de 1º.11.15)

Por motivos que só os iniciados do governo petista podem tentar explicar, em vez de ampliar a Av. Artêmio de Castro Valente, já existente, que possui melhor traçado, o governo Rui Costa (PT) optou em construir "atalho" mais longo e sinuoso ligando essa mesma Av. Artêmio Valente à Avenida Paralela!
O custo estimado do projeto é de R$ 35 milhões, sendo 30 milhões do Estado da Bahia (9 milhões para indenizar 300 desapropriações e 21 milhões para a construção, obtido em empréstimo do BNDES) e 5 milhões de recursos federais.

A justificativa oficial, para executar as obras mesmo em tempo de crise, é pela necessidade de desafogar o trânsito naquela área quando, eventualmente, ocorrer jogos no Barradão. O novo "atalho" pretende acabar com o inferno causado aos moradores, no trânsito nos dias de jogos. 
Mas a verdadeira razão desse redundante e estranho projeto, desenvolvido na surdina e agora aberto a todos, muitos já perceberam qual é.

E o esporte por aqui minguando cada vez mais, às vésperas das Olimpíadas 2016. Triste Bahia!

# Uso da Arena no Show de Elton John, com 40 mil pagantes:
http://zh.clicrbs.com.br/…/apresentacao-de-elton-john-escan…

Estádio com pistas, Ginásio e o Dique do Itororó ao fundo 

Após implosão da estrutura circular do Estádio

Arena Fonte Nova e $eu$ e$tacionamento$


































Resumo do texto veiculado na coluna Espaço do Leitor do jornal A TARDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário