Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de março de 2016

Lucro obsceno

As instituições bancárias, que reclamavam de dificuldades financeiras, solicitaram e obtiveram do governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC) a liberação para cobrança das tarifas bancárias, os lucros dos bancos ultrapassaram os limites do tolerável. Agentes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), em relatórios oficiais de 2012, consideraram que: os lucros das instituições financeiras no Brasil são absurdos, obscenos. 

Desde então o "Clube dos Bancos", semelhante ao "Clube das Empreiteiras" revelado no rastro das investigações da Operação Lava Jato, toca um campeonato de cartelização oficializada sob as vistas $eletiva$ dos órgãos de regulamentação e de fiscalização pública, que deveriam defender os usuários. Além de obter lucros obscenos de tão elevados, os bancos e financeiras empurram aos usuários-consumidores serviços e produtos de baixa qualidade, que vão custar caro a todos os seus clientes. E fazem isso com tanta certeza que não serão incomodados por agir assim, que os lucros batem recordes com crise ou sem crise. 

       
Usura desmedida - comentário feito em 2010 já denunciava isso, sem sucesso até hoje

Ao coletar informações para o ajuste anual do Imposto de Renda, tive de tirar cópia xerox dos recibos e comprovantes emitidos pelos bancos. Os dados impressos nesses documentos emitidos em papel termo-sensível estão se apagando, alguns quase ilegíveis. O descaramento e a certeza da impunidade é tanta que um alerta já vem impresso nos cupons: "Impressão em papel termo sensível, se apaga na presença da luz. Faça cópia xerox para arquivo"! E nós, que não temos nenhum sobrando, fazemos isso na maior obediência aos magnatas das finanças, que querem lucrar sempre mais.

Após os governos FHC, os governos petistas mantiveram e incrementaram facilidades ao sistema bancário-financeiro. A organização criminosa petista também sabe onde obter os pthuleco$ e acarajé$ quentinho$. Estão aí as MPs, repasses do BNDES e a Operação Zelotes que não me deixam mentir.

DIA 13 DE MARÇO, VAMOS PRA RUA

Quando será que os clientes-consumidores e os órgãos de fiscalização e de regulamentação vão se dar conta disso e exigir que os recibos e documentos bancários sejam impressos em processo tecnológico durável? Por cinco anos, no mínimo.
São esses desrespeitos ao cidadão brasileiro que promove a descrença nas instituições públicas e privadas, responsáveis por sua defesa, contra os abusos do poder econômico. Há alguns anos fiz denúncia na mídia, quando tive de apresentar os recibos quase ilegíveis dos depósitos da caderneta da poupança que tinha data de aniversário em 14 do mês, mas não obteve o rendimento em março de 1991, porque Collor, que assumiu em 15 de março, um dia depois, emitiu um decreto confiscando a poupança. 
Atualmente, não vejo mais ninguém reclamar disso.

Projeto da Copa previa quadra coberta, sem
pista de atletismo e piscina, a 'nova' Arena é
só para futebol, shows e estacionamento.
Complexo Esportivo da Fonte Nova, demolido.
Possuía quadra coberta, pistas de atletismo,
piscina olímpica p/natação e saltos ornamentais.

Assim como não se reclama mais da falta de estádio coberto com quadra de esportes, pista de atletismo, aparelhos e piscina olímpica, destruídas e não reconstruídas para a Copa do Mundo em 2014 nem para as Olimpíades neste ano de 2016 nem do pedágio absurdo cobrado em duplicidade pela Concessionária Linha Verde (CLV), a a apenas 5 km da Rodovia BA-099 (Estrada do Coco; Linha Verde) que tem extensão de 217 km!!! E a duração do contrato de concessão é de 50 anos. É muito tempo para aguentar esse descaramento.

A suspensão da cobrança anual de vistoria em carros com menos de cinco anos, pelo governado Rui Costa, mostrou que isso só se efetiva quando os órgãos de defesa do cidadão, em conjunto com a sociedade organizada, tomam as medidas cabíveis.

Será que os cidadãos vão protestar contra esses achaques oficializados pelos governantes corruptos? Só atitudes cidadãs dos eleitores-contribuintes podem mudar esse triste panorama.Que o Ministério Público e as agências regulamentadoras tomem a iniciativa e as providências necessárias para coibir esses e muitos outros crimes contra a população.

Furtaram ginásio, pistas e piscina

Segredo que Gilmar não disse, ainda












Nenhum comentário:

Postar um comentário