Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Urnas eletrônicas

Em cofre-forte a prova de fogo e terremotos o Tribunal Superior Eleitoral-TSE depositou dia 4/8/14 dois CDs com os programas a serem utilizados nas eleições em 5 de outubro. Participaram da cerimônia o presidente do Tribunal Superior Eleitoral- TSE Dias Toffoli, o procurador-geral da República Rodrigo Janot, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB Marcus Vinicius Coêlho, o vice-presidente do TSE Gilmar Mendes, o ministro do tribunal Luiz Fux, representantes do PDT e do PCdoB. Tudo muito bom, tudo muito bem! Mas a qualificação dos programas só será obtida de verdade no teste prático na mesma data das eleições, em pelo menos duas urnas sorteadas e recolhidas um dia antes pelos TREs. Considerando o que se pode fazer com informática, todo cuidado ainda é pouco. ​ 


* Veiculado no jornal A TARDE de 07.09.2014 

Nota: Assisti no TRE/BA o teste de quatro urnas no dia do primeiro turno(05.10) e o sorteio das quatro urnas na véspera do segundo turno(25.10), conforme procedimentos definidos pelo TSE, denominado de votação paralela. Concluí que esse teste não garante que as demais urnas em uso se mantenham íntegras. O ponto que mais apoia essa conclusão, é o fato de que nesses testes não foi verificado o código do programa implantado na urna. Parece-me que essa conferência fundamental, para se confirmar que o programa não foi alterado, não faz parte dos procedimentos de checagem da integridade das urnas e de seus programas. Pedi esclarecimentos à Ouvidoria do TRE/BA, que tem atendido nossas demandas com presteza. Aguardo resposta.

Vejam denúncia registrada em vídeo no link 
https://www.facebook.com/video.php?v=867612763257011

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Ato falho da privacidade

No artigo Sobre máquinas de escrever (A TARDE 27.10.14), o jornalista Pablo Reis discorre sobre os diversos disfarces, com que a invasão na privacidade das pessoas se apresenta nos meios de comunicação. Os mais utilizados são: a guerra contra o terrorismo e a proteção da sociedade. Alerta o leitor para o alcance que já pode estar ocorrendo nessas invasões geralmente imperceptíveis. Apesar disso, destaca em inserção que "- o criminoso Edward Snowden burlou o sistema para escandalizar o mundo com suas denúncias - ". Utiliza os mesmos termos que as atuais autoridade norte-americanas se referem ao ex-funcionário da CIA e ex-contratado da National Security Agency - NSA, que denunciou ao mundo a amplitude da espionagem dessa agência. Mesmo mostrando-se aparentemente contra os sistemas de espionagens do tipo Guardião - que ocupa um andar da Secretaria de Segurança Pública da Bahia - e do hoje conhecido big brother da NSA, Pablo Reis escracha a atitude do denunciante mais caçado do mundo, ora asilado na Rússia, qualificando-o como um "criminoso que burlou o sistema para escandalizar o mundo". Sim, senhores! 


* Publicado no jornal A TARDE de 30.10.14, na coluna Espaço do Leitor.

Bem-casados

O direito universal de preferência afetivo-sexual das pessoas, não deveria ser motivo para se desconsiderar a linguagem e vocabulário consagrados, existentes desde sempre. Na reportagem Bem-casados - a hora do sim, na revista MUITO, a jornalista Tatiana Mendonça tenta impor significados diversos às palavras, tais como: casal e casamento. Há de se entender que, apesar da citada Constituição Brasileira definir o direito básico de que todos são iguais perante as Leis, não permite o entendimento literal de que o gênero masculino é igual ao gênero feminino. Do mesmo modo, o vocábulo casal suporta significado que não deixa dúvidas: define dois seres de qualquer espécie que naturalmente possuem sexos complementares. E não basta que sejam macho e fêmea para serem definidos como casal. É necessário que sejam da mesma espécie, capazes de gerar seres semelhantes. Por maior respeito e simpatia que tenhamos por homossexuais, é preciso preservar o entendimento da linguagem, principalmente a literária. Os antigos gregos já identificavam os indivíduos que mantinham relação afetivo-sexual com pessoas do mesmo sexo, utilizando vocábulos usuais adequados, tais como: amantes, par, parceiros, enamorados... Faziam isso sem a necessidade de atropelar a linguagem nem o sentido das palavras.



* Veiculado na revista MUITO #83, de 18.10.2009, na seção Cartas dos Leitores. 

Editorial 'Carga pesada'

O editorial Carga  pesada, do jornal A TARDE de 29.08.13, expõe o resumo da ópera orquestrada pelo governo federal, incluindo os de Lula e o de Dilma: defasagem de 60% entre a tabela do Imposto de Renda e a inflação oficial. Em dois comentários neste jornal (27.02 e 31.03.13), registrei as injustiças perpetradas pela Receita Federal, por meio de portarias e decisões ditatoriais. Exemplo recente de escorcha, impingida sem dó nem piedade, foi a atualização dos valores da tabela do IR de 2012 para 2013 em apenas 4,5%, enquanto que o aumento do Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA, apelidado de índice oficial da inflação, foi a 5,84%. A diferença significou um aumento de 30% no índice do de correção do IR, além da inflação. Uma garfada significativa promovida silenciosamente pelo governo federal. Essa é a vitrine de atitudes observada pelo povo que trabalha cinco meses e meio para pagar impostos aos governantes e seus apaniguados, que se esbanjam e se locupletam sem a menor vergonha. É exemplo de esperteza dado pelos maiorais à população.



* Veiculado no jornal A TARDE de 29.08.14, na coluna Espaço do Leitor.

O Ministério Público incomoda

Mais uma vez, os que preferem agir nas sombras, tentam limitar o poder investigação do Ministério Público. Desta vez, na significativa e vulnerável área dos regulamentos do sistema eleitoral brasileiro. O STF atento frustou mais essa manobra deletéria contra o MP, principal defensor da sociedade segundo a ministra Carmem Lúcia. São decisões como essa que mantém de pé nossa esperança de que o TSE tomará todas a medidas necessárias para garantir a realização de eleições limpas e transparentes ao cidadão-eleitor. 


* Veiculado no jornal A TARDE de 29.05.14, na coluna Espaço do Leitor.

domingo, 26 de outubro de 2014

Previsão antecipada

Com a ávida exploração dos recursos naturais do planeta Terra, há muito se prevê a escassez de água potável. A seca na Amazônia, a cerca de três anos atrás, pouco ou nada significou para as autoridades responsáveis. Muito menos a prolongada seca no sertão nordestino que dizimou rebanhos e abateu agricultores. A enchente anormal do Rio Madeira, em 2013, no Acre, também foi desconsiderada. 
Quem sabe agora, com a seca em São Paulo e Minas Gerais, tenhamos atitudes concretas da sociedade ante esses fenômenos? 
Há tempos, o foco na economia de energia elétrica vem dando bons resultados com a criação de novas tecnologias em geração, transmissão, motores, iluminação, etc., com as alternativa ecológicas, eólica, solar, bioenergia.. Enquanto isso, mesmo com os tanques de água alocados bem acima de cinco metros, em milhões de edifícios, as torneiras se mantiveram com as mesmas bitolas daquelas usadas por nossos bisavós, nos antigos sobrados e em casas térreas. Haja desperdício!
Em casa, coloquei na tubulação da torneira da cozinha um anel de restrição, semelhante aos que vêm com os chuveiros elétricos. Isso reduziu a pressão de saída, os respingos e o consumo de água.



* Veiculado no jornal A TARDE de 06.06.14, na coluna Espaço do Leitor.

Displicência e impunidade

Diz a lenda que um estudante brasileiro na Suíça, foi convidado para o aniversário de um colega. Esqueceu o convite e, quando o amigo perguntou porque não tinha ido, disse que não pôde ir, mas tinha enviado telegrama de felicitações e desculpas. 
Você não recebeu? Não. - disse o colega. 
Uma semana depois, um preposto dos correios foi a sua casa e informou que não havia na empresa postal qualquer registro do telegrama mencionado... O colega cobrara dos correios a falta de entrega da mensagem e foi feita uma apuração... Quinze dias depois, o brasileiro preferiu mudar da Suíça para um país próximo, para escapar do constrangimento de ter sido processado, multado e chamado várias vezes na policia para esclarecer porque tinha tentado acusar o serviço postal de incompetente. 
Nestas eleições, vários eleitores não puderam votar, pois "alguém" já tinham votado em seu lugar; um erro na totalização dos votos "elegeu" outro candidato; sensor de digitais não funcionou a contento; crimes eleitorais diversos, tais como: selfies, boca de urna, compras de voto, contrapropagandas falsas; os Correios de Minas Gerais foi abusado pelo governo do PT...  E tudo isso sem que os tribunais eleitorais apresentassem à população, até agora, as providência tomadas para apurar e punir os culpados. Afinal, não estamos na Suíça!
Ainda é tempo.       

* Veiculado no jornal A TARDE de 27.10.14, coluna Espaço do Leitor, sob o título A lenda.

sábado, 25 de outubro de 2014

Teorias de gênero

Tive de reler o artigo de D. Murilo Krieger (A TARDE 14.9.14).1 e a réplica dos doutores e especialistas Leandro Colling, Silvia de Aquino e Felipe Fernandes (A TARDE 18.9.14).2, para confirmar a síndrome de Babel atuando até hoje. D. Murilo opina quanto aos senões de se utilizar o termo gênero no lugar de sexo. Na réplica, os autores declaram-se especialistas, embasados em conhecimento científico-racional, entretanto apoiam-se tão somente em argumentos socioculturais. Parecem esquecer que gênero é o agrupamento de características, propriedades, natureza e atuação de algo ou alguma coisa. Antropologicamente, os gêneros masculino e feminino possuem inúmeras propriedades periféricas e uma considerada básica: a de se complementarem para gerar seres semelhantes. Anomalias físico-biológicas são exceções ao conceito básico, enquanto que biotipo, cultura, costume e preferência sexual são variáveis, digamos, genéricas.

.......................................................


ET. Baixe os artigos mencionados nos links seguintes. 

      Selecione, copie, cole no seu navegador e clique Enter.

1) https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=a61c67b185&view=att&th=148c1685a6cb6224&attid=0.2&disp=safe&realattid=f_i0nsm94e1&zw


2) https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=a61c67b185&view=att&th=148c1685a6cb6224&attid=0.1&disp=safe&realattid=f_i0nskukh0&zw

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Seca anunciada

A maior cidade da América do Sul sofre com a falta de água, decorrente de três anos de estiagem. A situação calamitosa é de conhecimento de todos, alertados desde 2002. Entretanto, muito provavelmente, A situação que ocorre atualmente se repetirá em breve, pois pouco ou nada está sendo feito para garantir água de qualidade aos habitantes da região metropolitana da cidade de São Paulo. Após as eleições, se as chuvas vierem repor algum nível nos reservatórios, mesmo que mínimo, será o suficiente para lançar esse grave problema ao esquecimento, pelo menos até a próxima estiagem. 
Por que os órgãos responsáveis, em conjunto com o CREA, não determinam a instalação de sistema de coleta de água de chuva nas novas construções, condomínios, edifícios e casas? Em lugar de simplesmente descartar nas valas, essa água seria utilizada principalmente em limpeza, lavagem de pisos, escadas, garagens, carros e em rega de jardins.
Imagine a economia de água tratada (potável), para todos os usuários, em todo o Brasil?


* Veiculado no jornal A TARDE de 03.10.14, na coluna Espaço do Leitor.

Colesterol e seus limites

Antigamente o nível máximo de colesterol total para adultos era de 240 mg/dL. Depois passou para 220, 200 e hoje já se exige 180 mg/dL. A maioria desses limites são oriundos de pesquisas médicas sustentadas por laboratórios farmacêuticos. Quanto mais baixo o nível de colesterol "indicado" como saudável, mais eles vendem e comissionam médicos. Agora, vejam só este vídeo, com a explanação do Dr. Lair Ribeiro. 


* Selecione, copie e cole no seu navegador o endereço abaixo e dê Enter:

http://www.youtube.com/embed/Wf1sVIxCPws >

Poder da corrupção

O Supremo Tribunal Federal (STF) está há tempos refém de bancas milionárias pagas pela quadrilha dos mensaleiros. Esses réus ora endinheirados podem recorrer, chicanar e dissimular até a prescrição dos crimes, que não impede ação pela devolução dos valores desviados e multas aplicadas. Cinco ministros alegam necessidade de haver ampla defesa e que o longo trabalho já realizados deve ser repetido para 12 réus. Barroso não dá ouvidos à indignação dos brasileiros e Zavascki já ameaça com recurso em fórum internacional... Enquanto isso, milhares de processos envolvendo milhões de cidadãos aguardam pauta do STF, comprovando que a legislação é feita para os que podem pagar por justiça de fato e de direito.  

Campeões em queixas

O editorial Perda para os trabalhadores (A TARDE 23.9.13) aborda o procedimento comum às quadrilhas que alcançam o poder: roubar dos menos aquinhoados sob os mais diversos disfarces, legais ou nem tanto. Aparelham as instituições com seus paus mandados, arrecadam cada vez mais para manter as mordomias e facilidades atuais e acumular os bens de todos os parentes e laranjas, sem receio dos distraídos órgãos de fiscalização e do jornalismo coadjuvante. Mesmo batendo recordes de arrecadação, recorrem até as últimas instâncias nos tribunais, a protelar sentenças para ressarcimento de valores devidos, julgados favoráveis aos trabalhadores, que ainda pagam por isso! Infelizmente, os órgãos de defesa do consumidor não consideram governos e instituições como prestadores de serviços. Iriam constatar que governos são os maiores enganadores e descumpridores de contratos, responsáveis pela elevada demanda junto ao Judiciário. Enfim, os governos são os mais legítimos, organizados e ativos "171". 

Pendências do mensalão

Os sete anos utilizados para julgar os mensaleiros, pode levar os menos atentos a considerar que a nova votação dos 12 condenados, com 4 votos a favor, seria a conclusão processual desses crimes. É significativo o silêncio do Ministério Público, OAB e empresas de comunicação sobre importantes pendências que, geralmente "esquecidas", revelam a abrangência e extensão da impunidade. Para exercitar a memória cidadã, cito três dessas pendências: interdição e sequestro de bens dos condenados, para cobrir os valores desviados; julgamento dos parlamentares comprados; anulação das leis e projetos aprovados com votos comprados.



* Veiculado no jornal A TARDE de 24.09.13, na coluna Espaço do Leitor.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Aumento anual de Imposto de Renda

Ao corrigir a Tabela de Valores de Descontos a ser utilizada no cálculo dos ajustes do Imposto de Renda 2013/2014, o governo federal promoveu um aumento real - além da inflação - de 13,5%, no já massacrante imposto. De 2014 para 2015 haverá mais aumento de 4,5% - correção já definida antecipadamente por decreto eleitoreiro - contra uma inflação que ultrapassa o teto da meta de 6,5%. Esses aumentos dissimulados, que passam despercebidos pela maioria dos contribuintes, já acumulam 61,42% de 1996 a 2013. Isso significa que quando hoje pago R$100,00 em imposto de renda, recolho R$61,42 a mais do que deveria pagar, que seria apenas cerca de R$38,10 !!! 
Essa importante informação, que denuncia a ganância dos governantes, fica escondida do público em geral, em textos de notícias e reportagens sobre Economia, como no jornal A TARDE de 23.2.14, pág. B1. 
É premente discutir e votar uma Reforma Tributária-Fiscal que considere as necessidades básicas do contribuinte, sua família, com alíquotas mais escalonadas. É perverso o atual sistema da Receita Federal utilizar apenas quatro alíquotas. Quem ganha R$ 1.787,78 já paga 7,5%IR... Pior, quem ganha R$ 4.463,82 paga a alíquota máxima de 27,5%... Tenha dó! 
Enquanto a reforma não ocorre, o Ministério Público, OAB e órgãos de defesa do cidadão-contribuinte podem atuar contra esses aumentos dissimulados.  

Enganação oficial

Os governantes gastam milhões em propaganda para convencer os menos atentos de que estão resolvendo os graves problemas que afligem a população em geral, prioritariamente aqueles que atingem os mais pobres. Enquanto isso, as medidas econômicas enganadoras, o descontrole em gastos eleitoreiro-partidários e os obstáculos da corrupção endêmica, adubam as ervas daninhas da inflação que sufocam exatamente à população de baixa renda. A meta faz-de-conta de 4,5% para a inflação anual, tem confortável limite de tolerância de 2%, para mais ou para menos. Ao final do mês de setembro atingiu 6,50% (IPCA). Isso significa 44% além a meta. E ocorre antes mesmo dos reajustes represados dos preços dos combustíveis e derivados, fim das renúncias fiscais... Nem qualquer programa ou plano visível de contenção. Acreditar em inflação controlada, quem haverá de? 



* Veiculado no jornal A TARDE de 17.07.14, na coluna Espaço do Leitor.

Pasadena é troco

O destaque dado pela grande mídia à compra esdrúxula da refinaria de Pasadena (EUA), com prejuízo estimado em 700 milhões de reais, encobre de forma sistemática uma outra empreitada que contabiliza prejuízo muito maior. Iniciada e conduzida pessoalmente pelo então presidente Lula, a construção da Refinaria Abreu e Lima, em Suape, Recife-PE, cujo valor previsto em 6 bilhões de reais foi olimpicamente ultrapassado. Já consumiu R$ 38 bilhões, ainda sem prazo para iniciar produção nem garantia de usar o petróleo venezuelano, para o qual foi projetada. O que será que provoca essa cegueira e impede uma clara divulgação desse absurdo empresarial-governamental? 


* Veiculado no jornal A TARDE de 30.08.14, na coluna Espaço do Leitor.

Judiciário amofinado

O cumprimento das sentenças do judiciário parece depender da boa vontade do condenado ou réu. Apesar da decisão judicial para pagar aos servidores os valores referente a URV, o executivo baiano "esqueceu" o assunto durante mais de sete anos. Os servidores prejudicados, não. Candidatas ao governo da Bahia prometem pagar em até 4 anos. Os demais nem  falam nisso, mas prometem "prestigiar" os servidores público: policiais, médicos, professores... Podiam começar por aí, não? Com as decisões do Judiciário ignoradas solertemente pelos governantes - sem qualquer consequência - a injustiça se firma cada vez mais como padrão social.


* Veiculado no jornal A TARDE de 28.09.14, na coluna Espaço do Leitor, sob o título Judiciário desrespeitado.

Sexo e as negas

Miguel Falabella diz que “em nenhum momento a série é ofensiva”. Porém, não esclarece a quem seria inofensiva. Às brancas, talvez? Após o fracasso de Pé na cova, o autor tenta obter audiência e polêmica com um título depreciativo, que resgata cultura escravagista, na qual as negras eram utilidade sexual dos sinhozinhos, patrões... Só que agora em rede nacional. Na entrevista em 21.9.14, ao jornal A TARDE, o autor parece desconhecer que esse título – que une no imaginário, sexo e negritude feminina – dá a todas as negras, características de mulher sensual, despudorada, ávida e disponível para fazer sexo com qualquer um. É preciso dar um basta nessas agressões às mulheres negras, mesmo quando vem embrulhada com a cândida intenção de empregar elenco de atores negros, desconhecidos do grande público.



* Veiculado no jornal A TARDE de 25.09.14, na coluna Espaço do Leitor. 

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Disputa injusta

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) veicula vídeos de propaganda orientando os cidadãos-eleitores a estar atentos e denunciar candidatos e partidos que usarem do poder econômico para romper o princípio de equidade na disputa eleitoral. Estranho que os candidatos a reeleição não se desincompatibilizem mais do cargo para  concorrer à eleição ou reeleição. Desse modo, vemos deputado estadual, governador, deputado federal, senador e presidente da república utilizar de todos os recursos próprios do cargo, para fazer sua propaganda eleitoral. Enquanto isso os demais candidatos têm de arcar com despesas em suas viagens, estadas, assessorias, etc., no mais explícito desequilíbrio de concorrência, imaginada justa a todos. Esse faz-de-conta continua mas, pelo visto, sob o olhar atento do tribunal,que pouco ou nada faz para acabar com essa injustiça


terça-feira, 21 de outubro de 2014

Deseducantes

É passivo, em qualquer avaliação da situação da sociedade brasileira, que o sistema público educacional precisa ser aprimorado. Acrescentaria também o ensino privado. Entretanto, por cegueira ou costume, deixamos de lado o principal fator que alimenta diariamente o que chamamos de "falta de educação" do povo brasileiro. Por mais que os professores ensinem infantes e jovens, na melhor didática e recursos tecnológicos, continuaremos a ter uma sociedade sem educação, porque não dá para competir com a deseducação ministrada diariamente a todos os brasileiros pelos governantes e autoridades. Os educadores se esforçam para passar valores morais, éticos, caráter e honestidade, mas o que os alunos mais assistem são exemplos de desfaçatez, mentira, corrupção, safadeza e cinismo por parte dos maiorais, em massivos e glamorosos cursos televisivos. Como sabemos que o exemplo e imagem valem mais que palavras... Agora sim, podemos focar e atacar o problema na origem!

Até a próxima seca

Desde 2012, já se sabia que haveria um longo período de seca em São Paulo. Nem isso mudou o modo de gerenciar dos órgãos técnico-administrativos, visando preservar reservatórios e mananciais de água com medidas concretas para evitar o atual cenário. A história se repete agora no Rio São Francisco e outras bacias hídricas, sob os olhares de espanto dos governantes, autoridades e população. No caso do sistema Cantareira em São Paulo,  o que os órgãos técnicos fazem com presteza é "prever" chuva pouca, quantos dias faltam para o colapso do fornecimento, a queda no volume morto dois, blá, blá, blá... 
Como a recuperação das nascentes e bacias requer tempo, planejamento, técnica, trabalho sistemático e contínuo, vê-se logo que isso não é usual nas administrações públicas, acostumadas a reagir só no tombo, pois já faz-se tarde.



* Veiculado no jornal A TARDE de 09.10.14, na coluna Espaço do Leitor.

Um partido renegado

Tenho percebido que os maiores obstáculos para a reeleição da presidente não é a oposição nem seus adversários. É o seu próprio partido, que se tornou uma caçamba de entulhos, dos quais muitos parecem querer se livrar. Até o futuro ex-governador da Bahia condena o massacre que o PT cometeu contra a candidata Marina Silva, considerada por ele como uma pessoa "do bem". Afirma que o povo não aceita esse tipo de campanha. Ao lembrar que ele é um dos assessores da campanha de Dilma, podemos imaginar que o PT está acéfalo, sem controle. Um partido zumbi infundindo terror a todos.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Integração às escondidas

Partilho comentário, veiculado na coluna Espaço do Leitor de A TARDE de 19.10.14, referente a "abertura da primeira comporta" das águas do Rio São Francisco para o Sistema de Transposição de Água para a Revitalização dos Rios do Nordeste. 
As imagens do evento assisti somente no programa de propaganda eleitoral de Dilma, sendo que os únicos que aparecem são: Lula, Dilma e uma pequena retroescavadeira. 
Pareceu-me ser mais uma fajuta peça de marketing, sem qualquer conexão com o projeto e as obras, agora em ritmo acelerado com trabalho durante 24h, em turno.

José Renato Almeida jrmalmeid@gmail.com

17 de out (Há 3 dias)
para Opinião
 <opiniao@grupoatarde.com.br>
O programa eleitoral de Dilma inseriu na apresentação de 15/10 vídeo da abertura da primeira comporta do sistema de distribuição da água do Rio São Francisco para os canais a céu aberto. 
Essa notícia, importantíssima, esperada há muito pelos que acreditam que vão ter água no sertão seco, e temida pelos que veem o início do fim do rio, deveria estar em todas as manchetes. Mas não está. 
Por que será que os meios de comunicação não foram convidados para esse importante evento? 
A TARDE pode ter o privilégio de cobrir, mesmo a posteriori, esse marco de desenvolvimento ou do mais denunciado crime ecológico contra o Nordeste.
José Renato M. de Almeida
Salvador - BA


* Veiculado no jornal A TARDE de 19.10.14, na coluna Espaço do Leitor.