Um dia, assim como a maioria de nós, fui afrontado por essa questão: Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?
De imediato, respondi: o ovo, claro. Veio então a reboque o complemento complicador: E quem pôs o ovo? E, para o deleite do perguntador, minha resposta foi: Ahn!
Já se vão muitos anos após isso, com eles também vieram o aprimoramento no interpretar, pensar e raciocinar dentro da Lógica.
Diz a lenda, que os estudantes brasileiros não sabem interpretar textos nem escrever uma redação com início, meio e fim. Se isso for verdade, cabe a nós outros descobrir a que se deve isso.
Poucos educadores ensinam seus alunos a pensar, interpretar, agir e planejar, sem revelar que o já conhecido até hoje é bem menos do que ignoramos. Mantêm-se, assim, a aura dos sabidórios que negam aos jovens a possibilidade de se atirarem, de forma coordenada, na imensidão do que ainda nos é desconhecido.
Como soe acontecer com os textos que avançam no entendimento das coisas, este também será contido em apenas uma folha de papel.
|
Fóssil da Auronis xui, encontrado na China,
ave que viveu há 160 milhões de anos.
|
Há duas vertentes que respondem consistentemente a questão em assunto.
A primeira baseia-se na paleontologia, parte da Ciência que estuda as formas e o desenvolvimento da vida na Terra, e outra na genética, que pesquisa geração dos seres considerados “vivos”.
A paleontologia comprova que o ovo é um dos formatos mais comuns, estruturado pela Natureza, para proteção e crescimento do embrião gerado.
|
Foto da hélice dupla do DNA
interligadas pelos genes
|
A genética, a partir das descobertas ocorridas no século XX - como as aminas heterocíclicas purinas (adenina y guanina) e as pirimidinas (timina, uracilo, citosina), componentes dos genes do DNA (A-G-C-T) e do RNA (A-G-C-U) - comprova que as mutações ocorrem aleatoriamente na Natureza, permanecendo somente aquelas formações que se adaptaram ao ambiente.
A galinha descende de um dinossauro, que pôs o ovo que gestou um ser com as mutações genéticas que caracterizam essa ave. Nessas duas vertentes da Ciência, a resposta se confirma: o ovo, sem qualquer dúvida, veio primeiro na natureza do que a ave denominada galinha.
c.q.d.
Nenhum comentário:
Postar um comentário