Pesquisar este blog

domingo, 3 de julho de 2016

Propagandas + ou -

A rede Globo está veiculando intensa propaganda - tipo institucional - para o agronegócio, com afirmações no mínimo exageradas, quando conclui que agro é pop, agro é tec, agro é tudo... Aí, entra o símbolo da TV Globo em preto e branco e depois os embutidos Seara. Um estranho exagero, principalmente considerando que os embutidos não são saudáveis e que Tudo é Deus. Isso é a intenção subliminar, que o agro criado por Deus é tudo e a Globo também é deus todo poderoso.

O casal global, Luciano e Angélica, abrem comercial na cozinha onde a mãe serve macarrão e salsicha vitaminada para a filha se preparar para uma prova. Passa e divide a vitória com a mãe: Nós passamos! Será que macarrão com salsicha é cardápio adequado para vestibulandos. Cadê as verduras, saladas, grãos integrais de uma alimentação saudável?

A boa surpresa ficou por conta da propaganda de cerveja, onde a garota - finalmente - é protagonista de fato, dizendo com clareza e simpatia todas a falas, sem precisar focar nos glúteos rebolativos e seios siliconados.

A propaganda da C&A para o Dia das Mães, com a garotinha fazendo uma declaração de amor à mãe que conta histórias, tem o merecimento da atriz emocionada sob direção contida, fotografia e enquadramentos envolventes.

Na contra-mão vem um anúncio em que a adolescente oferece ajuda ao avô para mexer no Smartphone. O avô reclama dela e das pessoas que acham que idosos não sabem tratar com os aplicativos atuais. Isso é fato. Pensar que sabem, é estupidez igual a da velhinha meio surda, que xinga o marido que lembra com seus botões que # é o jogo-da-velha.

Já a garotinha feliz, que chama o pai para ver o pinguim virtual que acordou e quer comer, é outra peça que salta fora da mesmice.
A participação apenas gentil do pai, acionado pela mãe - "Dá comidinha pro pinguinzinho. Dá comidinha pro pinguinzinho." - é percebida pela menina, que paga na mesma moeda quando o pai, todo empolgado, mostra o som do carrão que troca a música com comando de voz - "Troca, musiquinha. Troca, musiquinha."


O olhar calmo mas atento da menina e o divertido sorriso da mãe, que a tudo observa, são importantes na integração da peça publicitária.

Que bom seria se as propagandas tivessem sempre esse preciso tratamento por parte das agências de publicidade. Até hoje, revejo com admiração a propaganda das Óticas Ernesto, feita há mais de 30 anos.

A adolescente de óculos descobre que o garoto da praia também usa óculos. Vem a paquera, a procura da casa em moto, a descoberta, a amiga empurrando-a para falar na janela, o acerto para a praia amanhã e os pulos de alegria das meninas extravasando em alegria são singelas preciosidades em lirismo e saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário