Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Castanha do Pará

Lendas & Lembranças: Castanha do Pará

Castanheira do Pará gigante e seu fruto.
No ouriço vê-se o buraquinho onde o
macaquinho enfia o polegar!
Quem já teve nas mãos um ouriço de castanha do Pará, tem a noção do quanto é difícil cortar ou quebrar, para extrair as castanhas. 

Cada ouriço pesa cerca de um quilo e é muito, muito duro. Os coletores de castanha do Pará, esperam o vento parar de movimentar as folhas e, só então, vão para baixo da árvore para apanhar em cestos os ouriços caídos no chão. A copa da castanheira pode atingir atingir até 40 metros. 

Muitos que arriscaram, sofreram fraturas e até morte com a queda do ouriço nas costas, nos ombros ou na cabeça. É uma profissão de risco!

Um amigo do Estado do Acre, contou-me que há uma espécie de macaquinho que gosta de comer castanha do Pará. Até aí, nenhuma novidade! Também gosto e como duas por dia: uma no café da manhã e outra no da noite. 

Ouriço cortado com serra
A parte clara é duríssima
O mais curioso ficou por conta de como os macaquinhos tiram as castanhas de dentro do ouriço, segundo dizem os habitantes da amazônia. Pegam o ouriço com as duas mãos, levam próximo aos ouvidos e iniciam movimentos das castanhas se acomodando dentro dele, durante algum tempo. 

Depois, metem o dedo polegar no buraco existente no ouriço e fazem um largo volteio com um braço só sobre a cabeça e batem firme contra uma rocha lisa. Alguns macacos quebram o ouriço de primeira, outros repetem várias vezes os movimentos de "arrumação" das castanhas dentro do ouriço, "penduram" no polegar e batem forte contra o piso de pedra, até quebrarem. 
Sem muita fé, tentei por várias vezes quebrar ouriço dessa maneira, mas nunca consegui quebrar um só que fosse! 

Acapu, com seus "veios" característicos
A desconfiança de que essa historinha era lenda cresceu depois que usei uma serra rotativa elétrica (maquita de cortar azulejos) para cortar um ouriço. É u'a madeira (celulose) tão maciça, que chega a ser mais dura que acapu.Mais dura até do que o caroço negro do tucumã, fruta amazônica.

Tucumã cortado: polpa amarela,
caroço negro,amêndoa branca

Acho que essa historinha é apenas mais uma lenda amazônica, semelhante à do boi-tatá, da boiuna ou cobra-grande, do boto que seduz e engravida as moçoilas danadinhas e muitas outras... 

Quanto ao boto sedutor, tenho um caso real a contar na próxima...



Tucunzeiro carregado
Piso de madeira de várias colorações.
Os tacos negros são de acapu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário