Pitágoras de Samos |
O termo "filósofo" foi criado por Pitágoras (570-495 a.C), geômetra, matemático e pensador da cidade de Samos, na Antiga Grécia. Ele próprio se dizia filósofo, como que a descrever o que era, suas atitudes, profissão, posição social...
Literalmente, o vocábulo identificaria uma pessoa como "amigo-amante do saber", semelhante ao termo Filosofia "amante da Sabedoria" (Filo, amigo + Sophia, deusa da Sabedoria).
Diz a lenda, que durante um evento dos jogos gregos (Olimpíadas), Pitágoras assistia as competições em companhia de um amigo. Curioso sobre o novo vocábulo criado, ele quis saber o que vinha a ser um "filósofo".
Arena na Grécia Antiga |
Pitágoras então comentou com o amigo a diversidade de pessoas que enchiam o estádio, ocupando as pistas de corridas, campos, arenas, dependências e toda a área externa.
"Veja, meu dileto amigo, quanta gente veio participar dos jogos. O estádio está praticamente lotado com os competidores e treinadores que durante meses se sacrificaram no preparo, sob dor, esforço, repetição, cansaço, só pensando na alegria de receber os louros da vitória; os que pagaram e compraram ingresso para assistir, comentar, torcer, vibrar, incentivar, também se prepararam de alguma forma para isso, ansiosos por esses dias.
Acordaram cedo, compraram roupas novas, banho, penteados, para participar das emoções de assistir os competidores em busca da vitória contra os adversários; os organizadores vêm trabalhando desde bem antes disso, para que tudo dê certo durante esses dias.
Olimpíades na Era Moderna |
Na entrada do Estádio os vendedores de leite, pão, queijo, frutas tentam ganhar algumas dracmas daqueles que preferem vir aos jogos sem o bornal com o mínimo de provisões... Outros vendem uma quantidade enorme de coisas aos que querem levar uma lembrança para sua casa.
Enfim, um mundo de gente impulsionado por alguma coisa que lhes parecem muito, muito importante...
O filósofo, é aquele que fica olhando a tudo isso. Observando cada detalhe. Tentando entender o que leva a todos eles - e cada um deles - a agirem assim."
Teorema de Pítágoras: a² = b² + c² |
Nenhum comentário:
Postar um comentário