Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Morte do Rio São Francisco


O Rio São Francisco está morrendo, e pouco ou nada está sendo feito para sua recuperação, para evitar sua morte. 

O mais recente golpe o projeto de transposição das águas do rio, com a construção de sistemas de bombas elevadoras e canais de condução da água a céu aberto, a qual será lançada em leitos de vários rios secos da Bacia Nordeste e absorvida pelo próprio solo árido, até que o Rio tenha condições de prover água em muito mais abundância! 

A exposição da água canalizada por longos trechos, ao calor, ao vento e ao sol constante, em lento escoa- mento por gravidade, provoca intensa evaporação do já escasso líquido retirado do rio em flagrante desperdício, previsível desde o projeto. 

Na época, fiz coro com inúmeras vozes para que a captação e distribuição fosse feita em tubulações fechadas, de modo contínuo (24h/dia), com maior velocidade de fluxo e de vazão, que equivaleria aos volumes deslocados com lentidão nos canais abertos... 
Além de evitar  as altas taxas de evaporação, contaminações e infiltrações pelas rachaduras no leito dos canais de cimento, expostos ao sol inclemente. 
Rachaduras de difícil percepção e reparo.

O uso de tubulações permitiria levar a água  direto às Estações de Tratamento que abastecem as caixas d'água das cidades e vilas a serem atendidas.

A captação seria menor, assim como a área a ser atendida, dentro das possibilidades do rio, em sua vazão média.

A rede de canais da transposição, de distribuição e de rios secos a "recuperar", indicada no mapa, por si só mostra que será necessária muita água para cobrir toda a área. 
Água que não está disponível nem quando o rio está em períodos contínuos de sua maior vazão.

O lago formado pelo represamento do rio (azul) mostra-se muito pequeno para ser espargido em tão extensa área.  

Há trinta anos, a vazão do rio levava água doce até 3 km mar adentro. 
Hoje, a água salgada do mar avança 50 km no leito do rio!!!

Um montante de R$ 9,6 bilhões de reais já foram gastos para cometer esse crime contra o rio, contra os habitantes dependentes de sua água e contra a lógica primária. Participaram desse crime o presidentes Lula, Dilma, seu ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, as empreiteiras Odebrecht, OAS, Galvão Engenharia, Mendes Júnior, Barbosa Melo, Coesa... 

Alguém será responsabilizado por esses crimes?

* O link abaixo mostra vídeo de um canal de concreto rompido, jogando água na areia. Copie e cole no seu navegador. 

http://juntospelobrasil.com/obra-estoura-em-varios-pontos-e-agua-vai-embora-tchau-velho-chico/


Nenhum comentário:

Postar um comentário