Pesquisar este blog

domingo, 9 de novembro de 2014

Mário Moreno - Cantinflas

De vez em quando surgem homens iluminados, com uma particular compreensão da realidade. Lançam avisos, gritam aos quatro ventos… Mas raramente são escutados.
Tal como Charles Chaplin, com seu personagem Vagabundo, o extraordinário ator e produtor de cinema mexicano, Mário Moreno(1911-1993), com seu personagem Cantinflas, também foi motivo de saudáveis gargalhadas para várias gerações. Entretanto, seus trabalhos e filmes não têm a mesma divulgação. Talvez se filmasse em Hollywood na MGM, Columbia Picture ou na 20th Century Fox - falando inglês - em vez de Pelmex e Condor, teríamos mais lembranças suas na atualidade. Esqueça... Não dá para imaginar Cantinflas falando outra língua que não o seu enrolado, prolixo, desembestado e fascinante espanhol, a ponto de se dizer que, quando alguém enrola na conversa com muito bolodório e cerca lourenço, está "cantinflando".
É admirável a forma inteligente e certeira como ambos criticaram os sistemas políticos totalitários, que ainda hoje existem - disfarçados ou nem tanto -, incapazes de encaminhar o universo econômico e social, para um estado em que a opção pela vida do planeta e da humanidade seja a pedra angular. Como neste trecho do filme “Sua Excelência”, de 1967, em que o inesquecível Cantinflas pronuncia um memorável discurso na Assembleia das “Nações Unidas”, no papel de Embaixador de um país fictício (?).
Com a palavra, Sua Excelência, o Embaixador “Cantinflas”.
https://www.youtube.com/watch?v=DMMrs9HZ5-k >
Nota: Com o lançamento do filme sobre sua história, as novas gerações poderão ter a curiosidade de conhecer esse gênio da comédia.
A mais justa e ponderada visão do Capitalismo vs Socialismo. A arte quando cumpre o seu papel transcendente é incrivelmente bela e transformadora. Nunca fica...
YOUTUBE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário